Na verdade, estou voando desde o primeiro mês que cheguei aqui. Mas o processo de adaptação aos planadores diferentes, procedimentos diferentes e à fonia em inglês (com forte sotaque neozelandês), somado a alguns vícios que precisava extirpar, estão atrasando meus primeiros voos solo aqui.
O lado bom da história é que estou aproveitando os voos duplos com instrutor para fazer o check-list de voo em colina (completado), o de pouso fora e o de decolagem por guincho (em andamento). Em paralelo, sou forçado a aprimorar o pouso curto, avaliação de meteorologia, planejamento de navegação e a afinar a técnica para aproximação e curvas de alta, sem falar em voar planadores de fibra que não voo no Brasil.
Estou voando Puchacz, PW6 e quando o dia sorri, Duo Discus. Semana passada o dia sorriu para mim novamente e um dos pilotos do aeroclube de Piako, que também é dono (em um condomínio de pilotos) de um Duo Discus, me convidou para fazer outro voo.
Já tinha voado o Duo aqui na NZ. Com este mesmo piloto, que é piloto/instrutor/competidor e um dos mais experientes em voo e campeonatos daqui (tendo começado nestas mesmas colinas voando de asa delta). O primeiro voo tinha sido um voo em colina, de quase três horas (http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html?dsId=3008278). Este segundo voo combinou colina e térmicas e durou precisas duas horas.
Mesmo assim, vários pilotos apareceram para voar e eu também estava lá !
Após ajudar os demais pilotos a voar, trabalhando como corredor de asa e "duty pilot" para controlar os tempos, o Duo pousou e a pessoa que tinha sido convidado a fazer um voo nele tinha ido embora. A oportunidade apareceu e eu, claro, aceitei ! Como o dia ainda estava estranho, o piloto pediu para fazer a decolagem e eu não o contrariei.
Voar o Duo é uma delícia. O planador é muito preciso (não tem jogos nos comandos, os movimentos necessários são curtos e os pesos nos comandos são equilibrados) e extremamente confortável. Nada de dor nas costas, como no nosso saudoso Quero-Quero, ou nos braços, no Nhapecã. Tudo funciona germanicamente . . . E nem parece que estamos em um planador de dois lugares. Giramos térmicas a +/- 80 km/h e planamos a quase 200 km/h !
Saímos de Matamata, colamos na colida do Kaimai Range, ganhamos altura e seguimos rumo norte. Contornamos o pico do monte Te Aroha (http://www.tearohanz.co.nz/sights-walks) . . .
. . . pois o tempo parecia bom naquela hora . . .
. . . e continuamos no rumo norte, na direção de Thames (http://en.wikipedia.org/wiki/Thames,_New_Zealand) e da baia de Firth of Thames (http://en.wikipedia.org/wiki/Firth_of_Thames).
Quase chegamos em Thames, mas resolvemos voltar porque o tempo estava ficando estranho (considerando que dificilmente um dia normal aqui não é estranho . . .). Muitas descendentes, mais sombreado, algumas chuvas no horizonte . . .
Tivemos dificuldade para achar algumas térmicas para recuperar altura. Então disparamos de volta, voando na faixa amarela para chegar mais rápido.
Não tinha muita opção de pouso fora não. Os Kiwis, que não são muito convencionais, já pousaram até em hipódromo . . .
Não senti muita confiança não . . .
Mas sabe como é voar . . . "ups and downs" como diz o pessoal aqui. Chegando mais perto, algumas boas ascendentes e o Duo subindo quase 3m/s a 200 km/h . . .
E foi o tempo certo. Pousamos já com chuva e ventos fortes no aeródromo. Claro que o piloto pediu para fazer o pouso nessas condições. Nem discuti . . .
Pousamos, aguardamos um pouco até a chuva passar e guardamos o planador.
Para quem quiser ver os detalhes, acesse o site da OLC: (http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html;jsessionid=4D0AA7118F8C6B1516F736E79B19E2C2?dsId=3404305). Quem tiver login, acompanhe no Google Maps que o visual é muito legal, observando o pacífico a leste, o Mar da Tazmania (mais longe) a oeste e o Firth of Thames ao norte, a Kaimai Range, o Mt. Te Aroha, a Coromandel Peninsula, enfim . . .
Pois é, de vez em quando, a gente se diverte ! !
Falta agora só eu depurar minha aproximação e pouso, conseguir autorização do CFI (Chief Flying Instructor) para voar solo e poder levar passageiro para também levar a Lucimara a voar . . . Aí, ela é que vai escrever o post . . .
Abraços Kiwis de início de temporada,
Felipe
p.s. em breve, o Duo de Bento Gonçalves estará voando também ! Vão conhecer !
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