Muitas são as facetas da Nova Zelândia, então escolher algo como o mais representativo da história ou o símbolo do país para começar não é uma tarefa fácil. Escolhemos então um dos símbolos mais conhecidos de quem já viu alguma coisa da Nova Zelândia.
Vamos começar falando da Silver Fern.
A Silver Fern (Cyathea_dealbata ou Samambaia Prateada) é um dos símbolos nacionais, popularizada pelo time de Rugby All Blacks (http://en.wikipedia.org/wiki/All_Blacks). Como símbolo, é claro, porque eles também popularizaram a dança de guerra Maori, ou Waka, mas isto fica para outro post . . .Eles até solicitaram direitos sobre a imagem e a marca !
Para quem é da vela, então, falar sobre Peter Blake e o NZL32 Black Magic, sem associar a folha da Silver Fern é muito difícil (http://en.wikipedia.org/wiki/Team_New_Zealand).
Então víamos a imagem e o logo por todo lado, mas queríamos ver a planta! Passamos então a procurará-la em todos os passeios e caminhadas na mata. Encontrávamos alguns "tipos de samambaia" e ficávamos em dúvida se era a Silver ou não.
As florestas na Nova Zelândia não são muito diversificadas e muitas foram postas abaixo, seja pelos Maoris, seja pelos bretões. Mas as que ainda existem em áreas protegidas são muito bonitas e com belos exemplares das plantas nativas, o que convida o visitante a longos e gratificantes passeios.
Diz a lenda (sempre ela) que as tribos Maori utilizavam as Silver Fern para identificar os caminhos que os grupos de guerra deveriam seguir pela mata, à noite, para atacar as outras tribos de surpresa. Algo que foi muito comum na história Maori da Nova Zelândia e que serve de assunto para muitos posts. Para quem já andou em mata fechada à noite, sabe o quão difícil é caminhar seguindo a trilha sem se perder, então nos pareceu apenas uma lenda.
Por essa associação com as batalhas e as lutas, a Silver Fern foi escolhida como símbolo de muitas empresas, organizações e equipes esportivas, tanto como imagem quanto como parte do nome, desbancando o Kiwi, talvez o animal mais característico da Nova Zelândia, mas que é uma ave pacífica e em risco de extinção (cuja história fica para mais um post futuro).
Então, sempre que tínhamos oportunidade procurávamos pela tal "samambaia" e ficávamos na dúvida se conseguiríamos reconhecê-la ou não...
...quando encontramos a primeira, não tivemos dúvida. As fotos explicam tudo, muito legal !
Olhando mais de perto a folha dela:
E não é que brilha, mas muito, no meio da mata? Qualquer reflexo, luz do sol, flash, luz da lua, ela se destaca. Em algumas trilhas, o chão é forrado com elas, pois as pessoas ainda mantém a tradição de colocar as folhas viradas ao contrário, no chão, para indicar o caminho . . .
E para quem quiser saber mais, dê uma olhada no wikipedia.(http://en.wikipedia.org/wiki/Cyathea_dealbata) ou procure no Google Images.
Abraços Kiwis,
Felipe e Lucimara